Setembro Amarelo é para conscientização sobre prevenção de suicídios! As transportadoras sabem que os caminhoneiros formam uma das mais importantes forças de trabalho para a economia brasileira. A responsabilidade pelo transporte de mercadorias de todo o país garante abastecimento de alimentos, medicamentos e de outros itens essenciais.
A pressão é grande, envolve prazos e integridade de produtos, portanto é esperado que a saúde mental destes profissionais esteja no foco dos gestores das transportadoras.
Por manterem uma rotina exigente, tanto física quanto mental, os caminhoneiros passam longas horas na estrada com diversos fatores de estresse: trânsito intenso, condições climáticas adversas e distância da família e amigos.
A Rede Pedro Pelanda vai aproveitar o Setembro Amarelo para alertar sobre este assunto!
O que é Setembro Amarelo?
Por que setembro? Por que amarelo? Bem, tudo começou nos EUA, quando Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio no ano de 1994, em setembro. O rapaz restaurou um automóvel Mustang 68 pintando-o de amarelo e isso lhe rendeu o apelido de “Mustang Mike”. Ninguém percebeu que aquele jovem que restaurava seu carro tinha sérios problemas psicológicos e por isso não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas foi criada para que as pessoas pegassem uma mensagem que dizia:
“Se você precisar, peça ajuda.”
Pronto: a cor e o símbolo, o lacinho, estavam criados para a campanha!
Motoristas de caminhão com a saúde mental em dia
Não tem como saber o que se passa na cabeça dos motoristas de caminhão, mas podemos ter uma ideia. Saudade de casa, dos familiares, dos amigos, a solidão dia após dia e noites mal dormidas podem disparar o gatilho da depressão entre caminhoneiros.
Os sintomas englobam tristeza profunda, perda de interesse nas atividades, alterações de peso, insônia e até dificuldade de concentração. Não se engane: a depressão pode levar a problemas graves, como acidentes de trânsito, uso de drogas e álcool e até mesmo suicídio.
As transportadoras precisam ficar atentas com sinais que podem indicar uma inclinação do caminhoneiro em tirar a própria vida.
Lembre-se: a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e os caminhoneiros precisam estar sãos mentalmente para garantir a sua segurança e a segurança das pessoas no seu entorno.
– Crie uma rotina previsível nas empresas para reduzir o estresse e a ansiedade.
– Não menospreze o descanso, essencial para a recuperação física e mental dos motoristas.
– Incentive que seus colaboradores durmam o suficiente, algo como entre 7 e 8 horas
– Tente implementar uma rotina de refeições saudáveis, para ajudar na saúde do corpo.
– Explique a importância de manter contato com a família e amigos, ou seja, preservar o contato social que ajuda na saúde mental.
As transportadoras sabem que a rotina na estrada pode afetar negativamente o caminhoneiro. Além da pressão das entregas, temos a falta de segurança, as más condições na infraestrutura com estradas em péssimas condições, o valor de diesel que pesa no bolso e as longas distâncias.
O que fazer quando o caminhoneiro estiver com problemas
Procurar ajuda profissional. Não tem outra maneira de ajudar. Ao perceber que o motorista está com algum problema que pode ser relacionado com saúde mental, a transportadora não pode perder tempo.
Uma iniciativa interessante para cuidar da saúde mental dos motoristas o ano todo – não apenas no Setembro Amarelo – é promovida pelo Instituto Setcepar de Educação no Trânsito (ISET, criada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), que oferece diversos cursos e palestras para especialização do condutor. A iniciativa ajuda na saúde mental dos profissionais das estradas ao disponibilizar informações valiosas sobre qualidade da locomoção para quem é da área.
O conceito por trás desta iniciativa é a valorização constante dos caminhoneiros, fundamental para uma boa saúde mental nas estradas!
Agora, em casos mais graves em que é detectado um possível caso de depressão, a orientação é acionar imediatamente ajuda psicológica ao caminhoneiro quanto antes para preservar sua integridade e preservar a vida