A Rede Pedro Pelanda está preparada para conscientizar seus amigos, colaboradores e parceiros para este Novembro Azul contra o câncer de próstata. A doença, a segunda mais comum entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano. É um número bem elevado, mas podemos fazer algo a respeito.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. Por isso, é importante que os homens procurem um médico para realizar os exames de rotina, como o toque retal e o exame PSA.
Ah, tem um detalhe: o Ministério da Saúde, em Nota Técnica, ressalta que os exames de rotina não são indicados para pessoas assintomáticas. Agora, se o homem tem histórico de câncer na família ou fatores de risco, estes exames de rotina podem ser indicados, caso o médico avalie a necessidade.
Dentre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão:
- Idade: a incidência da doença aumenta significativamente após os 60 anos.
- Histórico familiar: homens com pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior risco de desenvolver a doença.
- Alimentação: sobrepeso e obesidade são fatores de risco para o câncer de próstata.
Além do diagnóstico precoce, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, como:
- Manter um peso saudável.
- Praticar atividade física regularmente.
- Evitar o consumo de álcool em excesso.
- Não fumar.
- Alimentar-se de forma saudável.
O que é Novembro Azul então?
É um movimento internacional que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata. Durante o mês, homens e mulheres são incentivados a usar o azul para demonstrar apoio à causa.
A campanha é para alertar os homens da importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáveis como forma de prevenir a doença.
Principais sintomas do câncer de próstata:
- Dificuldade de urinar.
- Diminuição do jato de urina.
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
- Sangue na urina.
Caminhoneiros precisam mudar a alimentação
O que consumimos faz toda diferença, por isso o Governo Federal disponibiliza o Guia Alimentar para a População Brasileira para incentivar práticas alimentares saudáveis por meio de um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação. Tudo isso, claro, contribuindo na promoção da saúde e, consequentemente, ajudando na prevenção contra o câncer de próstata.
Vamos combinar: essas dicas precisam ser seguidas ao longo do ano, não apenas no Novembro Azul, beleza?
Então é isso!
Se você apresentar algum desses sintomas citados, procure um médico quanto antes. Mas sempre fique atento com a PREVENÇÃO, o melhor remédio – afinal de contas, o diagnóstico precoce pode salvar vidas!
A Rede Pedro Pelanda apoia esta iniciativa!