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Caminhões elétricos vão “pegar” no Brasil?

Boa pergunta, parece que sim, mas tem uma novelinha no caminho: ao mesmo tempo em que o mercado se prepara para receber muitos modelos de caminhões elétricos em breve, as vendas podem despencar.

Ficou confuso? Não esquenta que a Rede Pedro Pelanda vai explicar o futuro dos caminhões elétricos no Brasil.

Como estão as vendas dos caminhões elétricos no Brasil hoje?

Até setembro deste ano, as vendas de caminhões elétricos no Brasil estavam em alta voltagem, como a própria Fenabrave divulgou: foram 369 vendas até aquele mês, uma alta de 57,7% no comparativo com o ano passado, quando 234 caminhões elétricos foram vendidos.

O que pode ameaçar as vendas de caminhões elétricos em 2025?

Mas algo aconteceu nesse meio tempo: queimadas, períodos de seca e uma inevitável crise hídrica no Brasil. Sim, a fumaça das queimadas criminosas impede chuvas, e o ciclo da água é afetado o suficiente para que 2025 possa influenciar nas vendas destes caminhões.

Como? Basta fazer as conexões:

  • Mais queimadas, menos chuvas.
  • Menos chuvas, piora do sistema de produção elétrica no Brasil, que depende de hidrelétricas em muitas regiões.
  • Menos  produção hidrelétrica, é preciso acionar termelétricas, que são mais caras e, olha só que coisa – mais poluentes.

    Ou seja: olha o ciclo que vai se formando.


Mas essas vendas podem ter algum fôlego neste ano?

2024 ainda tem algumas semanas e, ao que tudo indica, as vendas destes caminhões elétricos vão seguir interessantes até dezembro, no máximo janeiro de 2025. Mas há um detalhe: especialistas entendem que há, sim, um cenário um pouco mais otimista para caminhões elétricos que circulam exclusivamente em cidades e áreas urbanas, não em estradas.

A razão é que os modelos que estão disponíveis não são tão eficientes para longas distâncias.

Mas isso está prestes a mudar. Se o maior problema para eletrificar o transporte rodoviário é a bateria, os modelos que vão chegar a partir de 2025 vão dar um show.

Os novos modelos de caminhões terão baterias com autonomia maior para rodar,  descarbonizando o transporte rodoviário de cargas. O caminhão eActros 600, por exemplo, tem autonomia para rodar 800 km com uma carga de 40 toneladas na lomba! Inacreditável.

Então é isso: teremos novos modelos com autonomia e potência, mas a crise hídrica pode deixar a energia elétrica mais cara e você leu tudo isso aqui, no blog da Rede Pedro Pelanda!

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