Hoje, 25 de julho, é um dia muito importante para todos nós da Rede Pedro Pelanda: é o Dia do Motorista. Parabéns a todos os caminhoneiros e demais profissionais que vivem nas estradas transportando mercadorias, cargas vivas, insumos, combustíveis e passageiros.
Todos sabem que motoristas são profissionais indispensáveis para transportadoras, indústrias e empresas de turismo que dependem das estradas. Mas o que faz do dia 25 de julho o Dia do Motorista? Vem com a Rede Pedro Pelanda que te contamos tudo, mas antes…
Quantos caminhoneiros existem no Brasil?
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), são mais de 1,1 milhão de veículos registrados para transporte de cargas em transportadoras e cooperativas. Por outro lado, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) levantou que o número de caminhoneiros autônomos seja de 470 mil, mas outras entidades de classe apontam que são mais de 2 milhões de caminhoneiros (autônomos, empregados e desempregados).
Qual a origem do Dia do Motorista?
Pelo santo dos caminhoneiros! Este é o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Conta a história que, lá no século III, um homem bem forte começou a servir a Deus. Como? Trabalhando como carregador para atravessar pessoas em um rio, com segurança. Em uma dessas travessias, segundo a lenda, Cristóvão estava carregando um menino bem leve, mas que foi ficando mais pesado conforme ambos atravessavam o rio. Quem era? Jesus Cristo. Por isso ficou a história de que Cristóvão começou a ser chamado desta maneira por ser “aquele que carrega Cristo”.
Mas essa data não é apenas religiosa?
Não, pois a história representa o reconhecimento do trabalho de transportar pessoas e coisas com segurança, de um lado para outro. Aí está a relação com motoristas.
O que geralmente acontece no Dia do Motorista?
- Empresas costumam prestar suas homenagens neste dia, seja com uma mensagem, alguma ação interna, um encontro ou a entrega de presentes.
- Existem congregações religiosas com o famoso costume de abençoar automóveis e seus motoristas neste dia.
- Entidades públicas (federais, estaduais e municipais) frequentemente realizam ações neste dia em pontos estratégicos. Pode ser uma campanha de conscientização, alguma ação de saúde do motorista, gincanas e encontros recreativos para o lazer e descanso são alguns exemplos.
Como estão as condições destes profissionais no Brasil?
Evoluíram muito e a Rede Pedro Pelanda percebeu essa mudança.
Vamos ver os caminhoneiros, por exemplo: antes, esses motoristas precisavam de muita força física, principalmente nos modelos mais “raiz” de caminhões, como o Fenemê e seu sistema “diferente” de troca de marchas. Mas vivemos na era da tecnologia e dos veículos modernos, mais leves e potentes.
Caminhões com direção hidráulica e automática, auxílio de assistentes virtuais em aplicativos, ar condicionado nas cabines, rodovias mais preparadas e combustíveis melhores ajudam motoristas a enfrentarem com mais segurança e conforto os desafios nas rodovias do país.
Esta evolução também se faz presente na profissão. Com tantos recursos, os profissionais das estradas passaram a focar também no bom atendimento, na melhor das entregas e na profissionalização da categoria.
Dia de comemorar e de refletir sobre a profissão
O Dia do Motorista vai além de um dia para comemorar e dar os parabéns aos heróis das estradas; também é o momento em que muitos profissionais levantam questões relevantes para a categoria, incluindo segurança nas estradas, de veículos e melhores condições de trabalho.
A verdade é que o papel dos motoristas é vital para girar a economia nacional pela conexão entre cidades e estados em todas as categorias:
- Taxistas e motoristas de aplicativo: pelo transporte urbano quando mais se precisa. Para ter ideia do tamanho de profissionais nestas categorias, basta dizer que o Brasil tem 1.660.023 pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos de acordo com dados do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) É muita gente!
- Motoristas de ônibus: pode ser em uma linha urbana, entre cidades, ou para outros estados e até mesmo outros países. A responsabilidade de transportar pessoas é uma clara referência a São Cristóvão.
- Motoqueiros: que fazem entregas de maneira mais rápida e, em algumas cidades, com serviços de táxis.
- Caminhoneiros: pelo transporte de cargas de produtos que movimentam a economia, incluindo cargas hospitalares e de peças industriais.
- Motoristas de vans escolares: levar nossos filhos para a escola todos os dias, é uma profissão nobre que garante a presença de crianças e adolescentes que precisam estudar e ter um futuro melhor.
- Motoristas esportivos: corredores de tudo que é tipo e seu tipo, da Fórmula 1 até o kart que movimenta uma cidade do interior.
- Motoristas comuns: que vão aos seus trabalhos, buscam amigos na balada, levam as crianças para o médico e trazem vida para as cidades.
- Motoristas de ambulâncias: garantir atendimento imediato quando mais é necessário, levar pacientes em situação de risco com segurança e garantir os primeiros atendimentos em caso de acidente. Esses motoristas também são guerreiros.
O Dia do Motorista é importante para a Rede Pedro Pelanda, que recebe todos eles com um sorriso no rosto, bom atendimento, serviços completos para seguir viagem e combustíveis de boa qualidade.
Parabéns, motoristas!