fbpx

Segurança no transporte de cargas: siga dicas da Rede Pedro Pelanda!

As estradas são como veias e artérias da economia brasileira – e como no sistema sanguíneo do nosso corpo, muitos probleminhas podem aparecer pelo caminho. São problemas que podem ser evitados com ações de manutenção preventiva que todas as transportadoras podem realizar.

A Rede Pedro Pelanda sabe que as transportadoras trabalham para garantir a segurança de suas cargas, mas alguma coisa pode passar despercebido. É a correria, sabemos como é… Por isso, separamos algumas dicas para garantir que a carga chegue com segurança durante o transporte de cargas nas rodovias do Brasil!

Vamos nessa?

Utilize embalagem certas para cada carga
Nada de usar a mesma caixa para todos os produtos. A embalagem correta para o tipo de produto precisa levar em consideração características da carga, quais as condições de armazenamento e como estará dentro do veículo. Atenção com possíveis regulamentações – tem setores com suas condições determinadas. Lembre-se que a embalagem errada compromete a segurança da carga, causa prejuízos e traz riscos para a integridade física de quem transporta.

Inspeção
Antes de agarrar a estrada, faça uma inspeção detalhada para ver se não há problema. Zero problema! Um engate solto, uma corda mal amarrada, produtos que estão vencidos ou peso acima do permitido nas estradas. É uma atitude coerente para evitar acidentes ou perda de carga no transporte. Fixação mal feita de cargas pode causar movimentação no caminhão, desequilíbrios e, claro, acidentes.

Velocidade e boas práticas nas estradas
As transportadoras precisam orientar seus motoristas no manejo nas estradas. Conduzir o veículo de maneira responsável e em uma velocidade segura para a carga transportada significa evitar manobras bruscas e curvas fechadas com alta velocidade. Essas atitudes prejudicam a integridade da carga e aumenta o risco de acidentes

Dicas para transportadoras

Documentação
Qual é a importância da documentação adequada no transporte rodoviário? Enorme! Verificar a documentação da carga, do motorista e do veículo evita problemas com a fiscalização, além de ajudar na rastreabilidade da carga. Se um documento faltar, vai atrasar a entrega, vai gerar multas, vai ter prejuízo e vai afastar clientes!

Temperatura ideal
Essa é para transportadoras que precisam levar produtos perecíveis ou sensíveis à temperatura: manter o controle da temperatura durante o transporte significa ter a manutenção em dia, usando equipamentos apropriados e dispositivos de controle – sempre monitorando a temperatura. Uma carga de carne, por exemplo, pode estragar se a temperatura falhar. Olha o prejuízo para o produtor de carne!

Motoristas preparados
Treine, capacite e profissionalize seus motoristas para o transporte de cargas. Existem orientações específicas sobre como garantir a segurança e um bom treinamento é capaz de transmitir todas as informações fundamentais sobre a carga durante o trajeto. O treinamento pode incluir dicas mecânicas, explicação sobre leis e regulamentos específicos sobre transporte de cargas e ações para aumentar a segurança nas estradas.

Caminhão inteiro
Caminhão sem manutenção é um perigo sobre rodas! Cuide da manutenção mecânica, verifique se os pneus estão em bom estado, como está o feio, faróis, suspensão… Vale investir no veículo antes de ir para a estrada e evitar caminhão enguiçado ou acidentado.

Assaltos e roubos
As transportadoras sabem que precisam adotar medidas de segurança para evitar roubos. Tem cargas tão preciosas que precisam de escolta ou sistemas de rastreamento e monitoramento. Vale procurar rotas mais seguras – nem que rode um pouco mais – e, se puder, viajar de dia e em comboios. Oriente seus motoristas sobre como devem atuar em situações de perigo, como devem comunicar a polícia e fazer o Boletim de Ocorrência caso precise e, claro, como avisar a empresa que algo aconteceu. Algumas transportadoras utilizam câmeras internas que servem para a identificação de criminosos nas estradas.

Compartilhe!