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O que vai mudar na concessão de rodovias no Paraná para o setor de cargas?

Vai ter novidades nas rodovias paranaenses e a Rede Pedro Pelanda vai explicar tudo para você! 

O Governo do Paraná e o Governo Federal já anunciaram o novo pacote de concessão de rodovias federais e estaduais no Paraná. Serão seis lotes para 3.368 km com R$ 56 bilhões em investimentos. Este leilão pode acontecer na última semana de agosto e a ideia é que o primeiro investimento seja de R$ 18 bilhões nos dois primeiros lotes para mais de mil quilômetros.

O setor de transporte está animado?
E muito! Silvio Kasnodzei, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), declarou que a mudança vai melhorar a produtividade e diminuir custos e riscos nas estradas. Silvio ainda disse que pedágio é uma forma de trazer benefícios e que a maioria dos usuários das estradas só percebeu o quanto ele é importante quando deixou de existir.

O que vai mudar na rotina das transportadoras quando tudo estiver pronto?
– O investimento vai ajudar o transporte com rodovias mais seguras e com boa manutenção
– A indústria vai conseguir escoar seus produtos com mais tranquilidade e com menos riscos de acidentes por falta de manutenção
– O consumidor que, em teoria, vai  pagar menos no frete

Rodovias de primeiro mundo?
Seguindo a tendência de que há sinais fortes de que o ano pode ser desafiador, o setor está confiante de que as “novas rodovias” vão melhorar a maneira como os produtos são transportados refletindo nos resultados financeiros das empresas quando dezembro

Quem vai sair ganhando diretamente?
Com estradas em boas condições, será mais fácil escoar a safra neste ano. Na estrutura total, quando a rede ferroviária também receber investimentos para melhorias, a produtividade será ainda maior pela intermodalidade – reduzindo ainda mais os custos.

Quais obras estão previstas?
Dentre as obras incluídas no pacote deste trecho está:
– duplicação completa de um trecho de aproximadamente 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã
– Trevo do Relógio, que fica Prudentópolis
– Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio
– Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa
– Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo
– Duplicação do Contorno Norte de Curitiba
– Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

E tem mais benefícios previstos?
Vários! A lista tem 344 quilômetros de duplicações, 210 quilômetros de faixas adicionais, 38 quilômetros de terceiras faixas, 44 quilômetros de acostamentos e 31 quilômetros de vias marginais. Também serão construídas 11 passarelas e 60 paradas de ônibus, além de outras 70 obras de arte.

E quais os lotes?
Serão cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277). A previsão é que todos estejam prontos entre este ano e 2024! 

Estradas mais seguras para todos
O índice de acidentes no trânsito no Paraná também vai cair. Em 2021 foram 78 mil conforme o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), causadas principalmente pela quantidade de pista simples e seu tráfego intenso de veículos pesados.

Levando em conta que muitos veículos pesados chegam de vários estados, o Paraná precisa mesmo de rodovias preparadas para receber esse volume principalmente de São Paulo, o estado que carrega o Produto Interno Bruto (PIB) do país pelas estradas.

Agora é esperar pelas melhorias. Acompanhe nosso blog que teremos novidades!

Fotos: Geraldo Bubniak/AEN

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